Saturday, September 15, 2007

Árvore Genealógica

Há alguns dias, encontrei um site que permite criar a arvore genealógica da família e fiquei muito interessado no assunto. Já havia pesquisado sobre o tema e havia encontrado uma série de sites pagos que se comprometem a criar um mapa da genealogia de qualquer um. Isso parece uma maravilha no primeiro instante, ams depois vê-se que a pesquisa não é tão ampla assim, e a qualidade da árvore depende muito da quantidade de informações que voce forcece ao site. Pelo que pude ver, normalmente o resultado não é satisfatório.
Existem alguns sites muito interessantes como o My Heritage, que é bem interessante e contém um bom programa com o qual voce pode coletar informações e posteriormente publicar a arvore de sua família na web, e ajuda muita a pesquisar sobre os antepassados (normalmente a melhor maneira de obter as informações é conversando com os parentes mais velhos). Uma das features mais interessantes do My heritage é a possibilidade de usar o programa para reconhecer face da pessoas em fotografias antigas, podendo ajudar na identificação de parentes, uma funcionalidade muito interessante!!!
Como curiosidade existem algumas funções como buscar com qual celebridade voce se parece (veja meus resultados) :P

Além disso o My Heritage possibilita buscar por parentes ou por "famílias" numa das maiores base de dados da web, e é disponivel em diversas lingus, incluindo o Português.
Embora ainda esteja disponível apenas em Inglês e algumas funções estão em desenvolvimento, minha escolha por sites acabou foi pelo Geni principamente pela grande quantidade de informações que ele permite agregar, pela grande apresentação visual e pelo fato de propor uma "comunidade" familiar, onde todos os integrantes podem acrescentar informações e interagir com a grande "Árvore Genealógica" criada, permitindo enxergar diferentes ramos da familia que se propagam indefinitamente.
Muito interessante!!!
Além disso é possível adicionar famílias "amigas" e criar uma verdadeira rede de relacionamentos (mais uma, na verdade)
Criei minha arvore num dia, enviei algumas mensagens para meu irmão (que fez muitas adições), e ha mais alguns primos e em dias fiquei sabendo de alguns parentes dos quais não me lembrava :)
O mais interessante é a possibilidade de manter uma rede de informações (com endereços de email/telefone), onde todos possam entrar em contato facilmente.
Se voce tem curiosidade sobre seus antepassados, vale a pena utilizar algumas das ferramentas para te ajudar a organizar a coleta das informações.

Se voce ficou interessado como eu, boa sorte na pesquisa, e compartilhe seus resultados!

No comments: