Informação para o papo de bar:
Nascido no século V D.C. na Bretanha que fazia parte do Império Romano, Maewyn Succat (Magonus Sucatus) era filho de um diácono da Igreja Católica e se tornou padre aos 22 anos na Irlanda assumindo o nome de patricius (Patrick). Embora não tenha sido o primeiro a levar o Cristianismo para a Irlanda, foi o maior disseminador do dogma católico na região. Entre diversas histórias que cercam o nome de St Patricks, dizem que foi o responsável por eliminar as cobras de Irlanda (Não existem cobras nativas na Irlanda e essas são sabidamente um símbolo pagão).
Com a vinda de muitos Irlandeses para a América, St. Patricks se tornou bastante conhecido e também as celebrações em sua memória (ele morreu em 17 de Março de 461 DC). Hoje, todas as cidades com grande concentração de Irlandeses tem uma celebração na data, mas o ritual se expandiu para fora da comunidade Irlandesa e tem pouco de religiosa, onde muitos celebram a data usando adereços verdes (a "cor da Irlanda"), além dos tradicionais trevos, muita menção aos doendes, os famosos Leprechauns e sem dúvida se lembrar da característica mais marcante dos Irlandeses: ELES BEBEM MUITO!!!
Aliás, é isso que interessa! Beber muito, fazer muita festa bebendo, falar alto enquanto se bebe e se divertir muito, sem esquecer da bebida. Dia de pegar sua camiseta verde (ou qualquer coisa verde que tiver), sair de taxi (a idéia é beber até cair mesmo!), e beber muita cerveja verde! Para meus "amigos festeiros", ainda lembro que a mulherada também entra no espírito, bebendo muito e frequentemente vestidas a carater com suas camisetas verdes com a inscrição "Kiss me I'm Irish" e suas variações.
Se eu estivesse em São Paulo, certamente estaria na Dublin para celebrar nessa segunda-feira. Ah, Sim! e Não se esqueça do grito:'Éirinn go Brágh' (Irlanda para sempre)
No comments:
Post a Comment