Thursday, February 19, 2009

SawStop...An Inside Look

Tecnologia a serviço da segurança.....

Quando era mais novo, uma das coisas que me fascinavam eram ferramentas e trabalhos manuais. Em casa sempre houveram algumas ferramentas elétricas, como furadeiras e serras manuais amadoras, que logo aprendi a usar e fazer alguns dos reparos domésticos.

Algum ponto no inicio dos anos 90, meu pai decidiu se dedicar à marcenaria, ofício que aprendera em sua adolescência. Essa foi minha oportunidade de interagir com maquinário pesado profissional, e me familiarizar com procedimentos de segurança e os riscos envolvidos com a manipulação de tais equipamentos. Dentre diversas máquinas como serra de fita, lixadeira, e outras, a famosa tupia de mesa e a serra circular eram as mais temidas e que exigiam maior cuidado, ao ponto de terem passados muitos meses (senão mais de ano), até que eu tivesse autorização para operar a tupia (sob supervisão!). Além dos alertas constantes, muitas foram as histórias sobre acidentes e dedos mutilados, o que me ajudou muito a me tomar consciência sobre o perigo envolvido.

Acabei perdendo um pouco o interesse por trabalhos manuais depois do colégio, mas sempre me prometo retoma-los um dia. Fiquei sabendo de uma serra, chamada StopSaw, que tem ume mecanismo de segurança que evita acidentes, enquanto conversava com um colega, e imediatamente me lembrei das histórias de dedos decepados que ouvira no passado.

No website da SawStop, vi alguns videos que mostram a eficiência do sistema que impede acidentes com a serra circular, bloquando a lâmina microsegundos após um possível acidente ser detectado. Ainda não existe nada melhor que a precaução, mas é bom saber que existem tecnologias sendo desenvolvidas para evitar acidentes desnecessários.

Segue o vídeo da SawStop em ação. Abraços, Ayala.

No comments: