Wednesday, September 30, 2009

Mentira

O que é melhor, saber a verdade ou viver na mentira?

Será que é possível ser feliz sem se saber a verdade?

É fato científico que todos mentem, existem até estatísticas que cada pessoa opta por não dizer a verdade cerca de 30 vezes a cada dia.

Minha pergunta é: quando uma mentira passa de socialmente justificável para danosa?

A existência do bom velhinho (o Papai Noel), é talvez a mentira mais contada em todo o planeta. Nascemos sob a ilusão que os presentes que ganhamos são trazidos pela figura imaginária, e o pior é que aquelas pessoas nas quais nós mais confiamos, os pais, todos os parentes, conhecidos e desconhecidos, corroboram com a história.

Vivemos anos de alegria, temos histórias, presentes e a época mais esperada do ano, o Natal é baseada em uma mentira.

Não quero discutir sobre aspecto religioso do Natal, apenas me ater à mentira, pois afinal de contas muitas das famílias religiosas, que tem a mentira como um pecado ainda mantêm a história viva…

E porque mantemos à lenda viva?

Para proporcionar alegrias àqueles que amamos, afinal, como não se emocionar com a alegria nos olhos de uma criança quando vê o Papai Noel.

Fazemos isso para que a criança possa viver aqueles momentos ou para que NÓS possamos vivê-los?

É certo que mais cedo ou mais tarde a criança descobrirá que se trata de uma mentira, e mesmo assim não nos importamos com isso. Os anos de alegria, as noites esperando a chegada do Papai Noel, as fotos daquela carinha feliz… tudo justifica a decepção da descoberta. Aliás para algumas crianças a descoberta é bem recebida, para outras é devastadora…

Embora as emoções vividas tenham sido verdaderas, foram vividas baseadas em uma mentira. Isso faz a experiência menos verdadeira?

Talvez a história persista pois apesar de não ser a verdade, todos vivemos momentos felizes enquanto eramos enaganados e apenas queremos que nossas crianças possam viver a mesma fantasia e felizes momentos irreais, assim como nós o fizemos.

Fica a pergunta: Vale a pena falar a mentira para que outro seja feliz?

1 comment:

Anonymous said...

"Embora as emoções vividas tenham sido verdaderas, foram vividas baseadas em uma mentira. Isso faz a experiência menos verdadeira?"
Vc consegue responder esta pergunta?