Tuesday, January 22, 2008

Que tipo de pato você é?

Acordei hoje cedo demais e resolvi fazer um caminho diferente e mais longo para chegar no trabalho. Parei em um lago semi-congelado e vi um pato solitário que andou um pouco sobre a crosta de gelo e entrou na água gelada.

Achei muito interessante pois quando começa a esfriar pode-se ver claramente os patos migrando para o sul aos bandos.
Como esse bicho fica para trás? O que ele continua fazendo aqui?
Será que ele vê todos os outros passando e pensa "Serei o mais esperto de todos e ficarei por aqui", ou será que ele pensa "Esse lugar é minha casa e é aqui que quero ficar"
Isso me fez pensar que tipo de pato cada um de nós é.
Tente fazer uma análise.... será que você é tão apegado às suas coisas meterias ou ao "lugar que você pertence", que deixaria de seguir o bom senso comum para se manter aonde está?
Talvez o lugar onde esteja agora seja bem mais confortável do que ter que voar milhares de quilometros e ficar ainda ficar longe do "seu lugar", mas daqui algum tempo talvez seja melhor ter voado e se preparado para continuar quentinho do que ser obrigado a enfrentar o frio estando no "seu lugar".
Voltando aos patos, mais tarde descobri que muitos patos acabam morrendo congelados por não terem migrado para o sul buscando o calor.
Assim, talvez valha a pena avaliar se o lugar onde estamos agora será o melhor lugar para estarmos daqui algum tempo, e se não for é melhor voar antes de chegar o frio.
Depois de pensar na vida dos patos comecei a pensar na minha realidade, de como recebi muitos conselhos para ficar por aqui quando surgiu uma proposta de trabalho e como agora o assunto recessão está cada dia mais em pauta e se estarei no melhor lugar quando o inverno chegar ;)
No meio das minhas conjecturas lembrei que era preciso voltar ao trabalho e deixei para retormar minhas especulações outra hora, mas estou a procura do conselho dos amigos.
Abraço, Ayala.

No comments: