Monday, March 24, 2008

Branding - O poder da marca

Acabei de comprar uma nova máquina fotográfica do tipo point-and-shoot. A decisão foi difícil pois tem muita coisa boa por aí e as Sony. A Sony atingiu um lugar de destaque no mercado de cameras fotograficas e filmadoras amadoras, sendo o primeiro nome quem vem à cabeça quando pensamos nesses produtos.

Quem me conhece bem sabe que gosto de pesquisar bastante sobre eletrônicos antes de comprá-los, isso faz parte da minha diversão em adquirir meus "brinquedos" novos, e dessa vez não foi diferente. Depois de muito pesquisar, acabei ficando entre 2 produtos uma Nikon S700 e uma Sony T200 (sendo Sony, a garantia da compra certa). Depois de ler muitas críticas e análises técnicas (e de um preço U$100.00 mais baixo para a S700), eu ainda estava com dúvidas. Na verdade tudo indicava que a melhor compra seria a Nikon S700, mas o peso da marca Sony me fez titubear.

Acabei comprando a Nikon e depois fiquei me remoendo, pois afinal eu poderia ter comprado "uma Sony", etc.  Alguns dias depois um dos meus colegas do trabalho surgiu justamente com uma Sony T200 e me emprestou para que eu fizesse minhas comparações. Fiquei feliz por ter feito a escolha acertada (como aliás já sabia), mas também fiquei surpreso pela minha resistência em admitir que a Sony não era a melhor opção. 

É impressionante como somos "treinados" a preferir um produto ou outro de forma inconsciente, e não venha me dizer que "eu sou diferente", pois não é. Depois de olhar sua casa (ou bolsa) por  alguns instantes vai se sentir como me senti. Não é à toa que o mercado da propaganda é multibilionário....

Bom, agora de consciência tranquila o negócio é curtir meu brinquedo novo :)

1 comment:

Anonymous said...

sou suspeito em falar de Nikon, pois sou fa incondicional da marca e da tecnologia, portanto excelente compra Ayala.
Acabei de adquirir uma Nikon D300com lente 18-200 VR coisa de outro mundo estou adorando.
Grande abraço
Vagner