A vida é um eterno aprendizado e uma das coisas que sei que tenho que aprender é quando parar.
Tenho um senso crítico bem elevado e sou perfeccionista e o grande problema é justamente chegar a conclusão do que é "perfeito”; esse é o grande dilema.
Meu irmão é um escritor e desenhista. Ele desenha desde que segurou um lápis pela primeira vez e tenho que admitir sempre foi muito bom nisso. Eu tentei fazer o mesmo, mas nunca estava satisfeito com os resultados.
Lembro que uma vez pedi sua ajuda e enquanto eu desenhava e chegou um instante em que ele disse que estava ótimo. O problema é que o desenho não estava terminado, assim continuei com os retoques até que desisti, insatisfeito com o resultado. Ele estava certo, se eu tivesse parado quando ele indicou teria ficado bom.
Essa passagem aconteceu quando eramos crianças e muitos anos depois me lembrei da passagem enquanto conversavamos e perguntei: Como você sabe a hora de parar de desenhar?
A resposta foi direta: Quando vejo que se continuar desenhando vou estragar o desenho, eu paro.
Passados mais alguns anos, estava insatisfeito com o resultado de algumas decisões que tomei, quando me lembrei dessa conversa. Naquele instante percebi que estava insatisfeito por enfatizar o não estava como eu queria, ao invés de me contentar com tudo o que eu conseguira com minhas decisões.
Hoje vejo que poderia ter aproveitado e vivido muita coisa de forma diferente; desde excelentes lugares onde morei, mas poderiam ter uma vista melhor; carros dos quais eu gostava, mas que sempre faltava algum opcional ou potência, e até mesmo nos relacionamentos onde conheci pessoas incríveis, as quais não me entreguei porque elas apertavam a pasta de dente do jeito errado…
Depois de deixar escapar grandes oportunidades e de não aproveitar por completo muitas coisas boas as quais tive acesso, aprendi que buscar a perfeição nem sempre é bom, e que na verdade a perfeição não existe, se algo perfeito é só porque não se enxerga as outras melhorias a serem feitas e não que elas não existam.
4 comments:
O Problema em ser perfeccionista, é o foco. Normalmente direcionamos nosso senso crítico para os erros, mas nunca aproveitamos para desfrutar os acertos...
Só posso dizer que acho que você tem toda a razão =)
Espero que vc tena aprendido a enxerar a beleza e as coisas boas, sem desejar retoques...em coisas, pessoas e, principalmente, nos relacionamentos.
Cristiane
Wow....
Estou vendo e respondendo esse comentario de Novembro de 2009 agora.
Sim, muita coisa mudou e principalmente a forma como vejo a vida.
Não preciso mais de retoques, as coisas são perfeitas como são.
11 anos fazem muita diferença. O sufciciente para dizer que não sou aquela pessoa depois de todo esse tempo.
Post a Comment